Serviços
Tipos de Adaptações:
- COMANDO MANUAL DE TRAVÃO E ACELERADOR (VÁRIOS SISTEMAS),
- COMANDO MANUAL E AUTOMÁTICO DE EMBRAIAGEM,
- APLICAÇÃO DE PEDAL DE ACELERADOR À ESQUERDA DO PEDAL DE TRAVÃO,
- ADAPTAÇÃO DOS COMANDOS ELÉCTRICOS DE ACORDO COM A DEFICIÊNCIA APRESENTADA,
- ADAPTAÇÃO DO TRAVÃO DE ESTACIONAMENTO,
- FIXAÇÃO DE ELEMENTOS PARA ACESSO DE CADEIRA DE RODAS,
- BANCO ROTATIVO.
Procedemos à análise minuciosa, dando ênfase aos seguintes detalhes:
Altura do veículo e do banco do motorista - a altura irá influenciar directamente nas transferências (entrar ou sair do veículo). Se for muito alto ou muito baixo, dificultará ou tornará impossível as transferências com o auxílio de tábuas de transferências ou em transferências sem a utilização das tábuas, ou ainda, em transferências com o auxílio de duas pessoas. O ideal, é que a altura do banco do carro seja o mais próximo possível da altura do assento da cadeira de rodas.
Abertura da porta do motorista - a abertura da porta também influencia nas transferências. Quanto maior for o seu ângulo de abertura, mais fácil será para fazer as transferências, pois será possível ficar bem próximo ao banco.Altura do volante - um volante muito baixo, pode atrapalhar na montagem das adaptações do acelerador e freio, que ficam fixadas abaixo da coluna do volante. Isso também, pode dificultar a passagem das pernas em uma passagem, além de dificultar na acomodação das mesmas.
Largura das portas - a largura das portas é mais uma situação que pode dificultar nas passagens. Veículos com quatro portas ou portas muito estreitas, podem não apresentar espaço o suficiente para que uma pessoa entre ou saia.Peso do volante e freios - veículos sem direcção hidráulica ou com direcção hidráulica muito pesada, dificultarão toda a dirigibilidade, desde as manobras, até as curvas mais abertas, pois, durante a maior parte do tempo ou na sua totalidade, as pessoas dirigem com apenas uma das mãos no volante, pois a outra estará controlando o acelerador e o travão.
Porta-malas - é importante que o porta-malas acomode pelo menos a cadeira de rodas, ou aparelhos e equipamentos essenciais à locomoção e/ou bem estar da pessoa.
Elevadores - Lifts e Plataformas - O lift é uma espécie de guincho ou elevador, com um braço de funcionamento manual ou por motor eléctrico. As plataformas são espécies de elevadores acoplados ao veículo e outros, onde uma pessoa sobe com sua cadeira de rodas, acciona um controle para subida ou descida e é conduzida até a altura necessária para entrar ou sair do veículo.
Rampas - Uma pessoa usuária de cadeira de rodas, poderá usar rampas para entrar ou sair dos veículos. Poderão ainda, utilizar a própria cadeira para dirigir ou ser transportada, de acordo com o tipo de veículo e cadeira ou, poderão transferir-se para o banco do carro.
Bancos Facilitadores de Acesso - Alguns veículos possuem bancos com sistemas que facilitam as transferências.
